As percepções de pais e educadores sobre o desenvolvimento de comportamentos relacionados às funções executivas em crianças praticantes de Taekwondo

Itacir Fabiano Casanova, Cármen Marilei Gomes, Saulo Gantes Tractenberg

Resumo


O presente trabalho teve o objetivo de verificar a percepção que pais e educadores possuem sobre o desenvolvimento de comportamentos relacionados às funções executivas (FE) de estudantes praticantes de Taekwondo. O Taekwondo é reconhecido por ser pautado em princípios, valores e disciplina, o que pode estimular o funcionamento executivo. Participaram do estudo oito pais e oito professores de crianças com idade entre sete e dez anos, praticantes de Taekwondo, por pelo menos um ano. Utilizaram-se entrevistas por meio de questionários com pais e professores, a fim de acessar possíveis mudanças comportamentais a partir da prática do esporte. Também foi realizada uma entrevista semiestruturada com o Mestre. Os resultados apontaram para mudanças em relação a alguns comportamentos relacionados às FE, sendo essas percebidas por pais e educadores. Assim, parece que o Taekwondo pode ser uma atividade esportiva capaz de estimular comportamentos adequados relacionados ao funcionamento executivo. 


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ISSN: 1981-1330