Desempenho cognitivo de crianças e jovens com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Resumo
O presente artigo teve como objetivo comparar os resultados do desempenho cognitivo de crianças e jovens diagnosticados com os diferentes subtipos do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III). Foram analisados dados dos registros de 24 prontuários de crianças e jovens entre 06 e 14 anos, ambos os gêneros, cursando ensino fundamental, que foram diagnosticados com TDAH subtipos desatento e combinado. Os resultados apontaram que o desempenho obtido pelo grupo subtipo combinado foi melhor em relação ao grupo subtipo predominantemente desatento em todos os QIs e índices fatoriais avaliados, embora com diferença significativa apenas em relação ao QI Verbal, QI Total, Índice de Compreensão Verbal e Índice de Resistência a Distração. Tais resultados sugerem que crianças/jovens com TDAH subtipo combinado apresentam melhores resultados no WISC III em relação ao subtipo desatento.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 1981-1330