O Teatro do Oprimido no enfrentamento do bullying: uma experiência com adolescentes escolares
Resumo
O bullying escolar representa um fator vulnerabilizante para o processo adolescer, motivando impactos nos âmbitos físicos, psicológicos, sociais e de aprendizagem, em que os profissionais da saúde se apresentam como importantes atores nas práticas de promoção da saúde, de combate e enfrentamento deste fenômeno. O objetivo do estudo é descrever a experiência de implementação de uma intervenção, com o Teatro do Oprimido, para combater e auxiliar o enfrentamento do bullying entre adolescentes escolares, na perspectiva da promoção da saúde. O estudo foi realizado com adolescentes do Ensino Médio de uma escola de Cuiabá-MT. A intervenção foi composta por dois momentos, em que o primeiro representou a realização de jogos teatrais e o segundo, a realização de um Teatro-Fórum. A experiência na intervenção demonstrou que a estratégia auxilia na abordagem do bullying entre os adolescentes e pode ser utilizada de forma intersetorial pela área da saúde nas escolas.
Palavras-chave
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ISSN: 1981-1330