O ambiente coletivo na educação infantil: a importância da recreação para o desenvolvimento integral da criança
Resumo
Objetiva-se apresentar e discutir os resultados de um estudo de delineamento observacional, transversal e prospectivo que avaliou o ambiente coletivo educacional de crianças de idade entre 24 e 30 meses em centros educacionais infantis de uma cidade do interior de Minas Gerais, por meio da Escala de Avaliação de Ambientes para Bebês e Crianças Pequenas-Revisada. Os resultados apontam que a qualidade do ambiente educacional avaliado não é satisfatória. Essa realidade indica um problema já que um ambiente coletivo infantil adequado é essencial para que a atividade de brincar possa contribuir para o desenvolvimento integral da criança, como preconiza a Política Nacional de Promoção da Saúde. Conclui-se que diante de um ambiente educacional insatisfatório, é necessário um projeto de intervenção nesses centros educacionais que comtemple ações de promoção da saúde com atividades lúdicas orientadas por profissionais capacitados para garantir o desenvolvimento biopsicossocial de qualidade para as crianças.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 1981-1330