Promoção da saúde da criança escolar e a identificação de determinantes sociais: relato de experiência

Ailton de Souza Aragão, Rodrigo Euripedes da Silveira, Rosimár Alves Querino, Fernanda Sousa Bastos de Moraes, Maria Carollina Vieira Cardoso, Letícia Carolina Buscaratti, Maria Teresa de Assis Campos, Luana Cristina Silveira Gomes, Maria das Graças Carvalho Ferriani

Resumo


Este estudo tem como objetivo descrever e discutir atividades de promoção de saúde realizadas junto a escolares com idades entre oito e dez anos de uma escola pública em um município mineiro. As práticas foram realizadas por estudantes dos cursos de Terapia Ocupacional, Educação Física e Nutrição no período de fevereiro de 2017 a julho de 2018, três vezes por semana. Elas consistiam em estratégias lúdicas e no emprego de tecnologias leves capazes de promover acolhimento e incentivar a expressão das crianças, possibilitando a investigação dos determinantes sociais de saúde (DSS) que permeavam suas comunidades e estilos de vida. Destacaram-se dentre os DSS: diversidade de configurações familiares, rede comunitária proximal e informal ampla; subemprego, analfabetismo, acesso descontínuo a serviços públicos, violência doméstica, distanciamento da escola e alimentação inadequada. Neste cenário, a promoção da saúde dos escolares demanda comprometimento institucional amplo, envolvimento das famílias e sensibilização das crianças para o autocuidado.

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ISSN: 1981-1330