Música como intervenção para crianças com dificuldades de aprendizagem: revisão sistemática da literatura

Thaciana Araujo da Silva, Lilia Iêda Chaves Cavalcante, Ana Emília Vita Carvalho

Resumo


As crianças são uma população que se beneficia da música como um recurso que tem múltiplos efeitos no organismo, desde psicológicos até fisiológicos. Este artigo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre estudos empíricos que abordassem efeitos da música em crianças com dificuldades de aprendizagem. O período pesquisado foi de 2008-2018 nas bases de dados Pubmed, Medline, e Scopus, utilizando-se os descritores music therapy, music education, children, learning difficulties nos idiomas inglês, português e espanhol. Foram selecionados 11 artigos de pesquisas de intervenção, e os efeitos foram em melhorias no desempenho social e de auto expressão, efeitos sobre a consciência fonológica e nas funções executivas. Os estudos apontaram que a música e/ou som foi uma estratégia que alcançou melhorias de índices em habilidades de leitura, aspectos cognitivos e emocionais em populações de crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem, porém sem diagnóstico.

Palavras-chave: revisão sistemática; musicoterapia; dificuldades de aprendizagem.

 


Palavras-chave


revisão sistemática; música; dificuldades de aprendizagem

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ISSN: 1981-1330