Déficits atencionais em adolescentes com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista/TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento e seus sintomas estão associados aos comportamentos restritos, repetitivos, e déficits na comunicação social. Com o objetivo de estabelecer a relação entre o funcionamento atencional e os sintomas do TEA o estudo adotou método descritivo correlacional realizando avaliação neuropsicológica de 31 adolescentes, entre 10 e 16 anos, diagnosticados com TEA, recrutados de um hospital público do sul do Brasil. O protocolo de avaliação incluiu: Escala de Avaliação de Traços Autísticos/ATA, Avaliação de Sintomas de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade/SNAP IV, Escala de Inteligência Wechsler/WISC-IV; Bateria Psicológica da Atenção/BPA; e Teste de Trilhas/TMT. Os Resultados evidenciaram que adolescentes com TEA podem ser bem sucedidos em tarefas simples, mas apresentam dificuldade atencional em tarefas complexas que exigem controle mental. Conclusão: Problemas atencionais alteram o funcionamento executivo.
Palavras-chave
Referências
Acevedo, S. P. & Marrero, E. D. (2019). Perfil Neurocognitivo de Jóvenes Diagnosticados
con el Trastorno del Espectro del Autismo Altamente Funcional. Revista Puertorriqueña
de Psicología, Vol 30(1), 156-168. https://psycnet.apa.org/record/2019-56723-011
American Psychiatric Association — APA (2014). DSM V — Manual Diagnóstico e
Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed.
Antoniuk, S. A. (2006). Desenvolvimento de um Questionário Breve para Identificação do
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Direcionado a Pais e Professores.
[Tese de Doutorado não-publicada]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná.
Ashwood, K. L., Tye, C., Azadi, B., Cartwright, S., Asherson, P., & Bolton, P. (2015). Brief
Report: Adaptive Functioning in Children with ASD, ADHD and ASD + ADHD. Journal
of Autism and Developmental Disorders, 45(7), 2235–2242.
https://doi.org/10.1007/s10803-014-2352-y
Assumpção, F.B.Jr., Kuczynski, E., Gabriel, M.R., & Rocca, C. C. (1999). Escala de
Avaliação de Traços Autísticos (ATA) Validade e Confiabilidade de Uma Escala para a
Detecção de Condutas Autísticas. Arquivos de Neuropsiquiatria, 57 (1), 23-29.
https://doi.org/10.1590/S0004-282X1999000100005
Breuillard, D., Leunen, D., Chemaly, N., Auclair, L., Pinard, J. M., Kaminska, A., Desguerre,
I., Ouss, L., & Nabbout, R. (2016). Autism spectrum disorder phenotype and intellectual
disability in females with epilepsy and PCDH-19 mutations. Epilepsy and Behavior, 60,
–80. https://doi.org/10.1016/j.yebeh.2016.04.009
Aletheia, v.56, n.2, pp.23-, Ago./Dez. 2023
Cardoso, C.O., Zimmermann, N., Júlio-Costa, A., Bertola, L., Malloy-Diniz, L., & Fonseca,
R.P. (2016). Interpretação quantitativa e qualitativa do WISC – IV na avaliação
neuropsicológica: em busca de dissociações cognitivas. Em Weiss, L. G., Saklofske, D.
H., Prifitera, A. & Holdnack, J. A., WISC-IV - Interpretação Clínica Avançada (449 -
. São Paulo: Pearson.
Carvalho, A.C.R. de, Quintas, R.H.R., Assis, S.M.B de, & Seabra, A.G. (2020). Motor
performance, intelligence, and executive functions in children with asd. International
Journal of Development Research, 10(02), 34053-34060.
https://www.journalijdr.com/sites/default/files/issue-pdf/18180.pdf
Dancey, C.P. & Reidy, J. (2019). Análise de correlação: o r de Pearson. Em Dancey, C.P. &
Reidy, J., Estatística sem matemática para psicologia, (169 - 210). Porto Alegre: Penso.
Flynn, R. M., Colón-Acosta, N., Zhou, J., & Bower, J. (2019). A game-based repeated
assessment for cognitive monitoring: Initial usability and adherence study in a summer
camp setting. Journal of Autism and Developmental Disorders, 49(5), 2003-2014.
https://doi.org.ez22.periodicos.capes.gov.br/10.1007/s10803-019-03881-w
Lawson, R. A., Papadakis, A. A., Higginson, C. I., Barnett, J. E., Wills, M. C., Strang, J. F.,
Wallace, G. L., & Kenworthy, L. (2015). Everyday executive function impairments
predict comorbid psychopathology in autism spectrum and attention deficit hyperactivity
disorders. Neuropsychology, 29(3), 445–453. https://doi.org/10.1037/neu0000145
Lezak, M. D. (1982). The problem of assessing executive functions. International Journal of
Psychology, 17(1-4), 281-297. https://doi.org/10.1080/00207598208247445
Lezak, M. D., Howieson, D.B., Bigler, E. D., & Tranel, D. (2012). Avaliação
neuropsicológica (5ª ed.). Imprensa da Universidade de Oxford.
Mattos, P., Serra-Pinheiro, M. A., Rohde, L.A., & Pinto, D. (2006). Apresentação de uma
versão em português para uso no Brasil do instrumento MTA-SNAP-IV de avaliação de
sintomas de transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e sintomas de transtorno
desafiador e de oposição. Revista de Psiquiatria, 28(3), 290-297.
https://doi.org/10.1590/S0101-81082006000300008
Mitrushina, M. N., Boone, K. B., Razani, J., & D’Elia, L. F. (2005). Handbook of Normative
Data for Neuropsychological Assessment. (2ª Ed.). Oxford: Oxford University Press.
Rueda, F. J. M. (2013). Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção. São Paulo: Vetor.
Rueda, F. J. M., & Monteiro, R. M. (2013). Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção
(BPA): Desempenho de diferentes faixas etárias. Psico-USF, 18(1), 99-108.
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712013000100011
Seabra, A. G., & Dias, N. M. (Orgs.). (2012). Avaliação Neuropsicológica Cognitiva: Atenção
e funções executivas (Vol. 1). São Paulo: Memnon.
Silva, L. C. A. M. (2012). Reabilitação neuropsicológica da atenção e seus aspectos. Em
Abrisqueta-Gomes, J. e col. (Orgs.), Reabilitação Neuropsicológica: Abordagem
Interdisciplinar e Modelos Conceituais na Prática Clínica (pp. 173-180). Porto Alegre:
Artmed.
Aletheia, v.56, n.2, pp.23-, Ago./Dez. 2023
Torske, T., Nærland, T., Bettella, F., Bjella, T., Malt, E., Høyland, A. L., Stenberg, N., Øie,
M. G., & Andreassen, O. A. (2019). Autism spectrum disorder polygenic scores are
associated with every day executive function in children admitted for clinical assessment.
Autism Research, 13(2), 207–220. https://doi.org/10.1002/aur.2207
Wechsler, D. (2013). Escala Weschsler de inteligência para crianças: WISC-IV. Manual
Técnico. Tradução do manual original Maria de Lourdes Duprat. (4. ed.). São Paulo: Casa
do Psicólogo.
Zachor, D. A., & Ben-Itzchak, E. (2019). From Toddlerhood to Adolescence: Which
Characteristics Among Toddlers with Autism Spectrum Disorder Predict Adolescent
Attention Deficit/Hyperactivity Symptom Severity? A Long-Term Follow-Up Study.
Journal of Autism and Developmental Disorders, 49(8), 3191–3202.
https://doi.org/10.1007/s10803-019-04042-9
Zimmermann, N., Kochhann, R., Gonçalves, H. A., & Fonseca, R. P. (2016). Como escrever
um laudo neuropsicológico? São Paulo: Casa do Psicólogo.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 1981-1330