Déficits atencionais em adolescentes com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista

Tiara Terezinha Matte Borges Machado, Ana Paula Almeida de Pereira

Resumo


O Transtorno do Espectro Autista/TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento e seus sintomas estão associados aos comportamentos restritos, repetitivos, e déficits na comunicação social. Com o objetivo de estabelecer a relação entre o funcionamento atencional e os sintomas do TEA o estudo adotou método descritivo correlacional realizando avaliação neuropsicológica de 31 adolescentes, entre 10 e 16 anos, diagnosticados com TEA, recrutados de um hospital público do sul do Brasil. O protocolo de avaliação incluiu: Escala de Avaliação de Traços Autísticos/ATA, Avaliação de Sintomas de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade/SNAP IV, Escala de Inteligência Wechsler/WISC-IV; Bateria Psicológica da Atenção/BPA; e Teste de Trilhas/TMT. Os Resultados evidenciaram que adolescentes com TEA podem ser bem sucedidos em tarefas simples, mas apresentam dificuldade atencional em tarefas complexas que exigem controle mental. Conclusão: Problemas atencionais alteram o funcionamento executivo.


Palavras-chave


TEA. Déficit Atencional. Avaliação Neuropsicológica.

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ISSN: 1981-1330