Fatores de adesão a programas de formação e de desenvolvimento de profissionais da área da saúde DIU https://doi.org/10.29327/226091.55.2-8

Cristiane Contato Rosa, Jean Carlo da Silva, Marisa Afonso Andrade Brunherotti

Resumo


Introdução: A Educação Permanente (EP) tem relação entre ensino e as práticas de atenção, levando em consideração a gestão, o desenvolvimento institucional e o controle social. Objetivo: Identificar fatores envolvidos na adesão dos profissionais nos programas de formação oferecidos pelo Complexo Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Metodologia: Questionário aplicado a colaboradores da saúde do Complexo Hospitalar, relacionado às características dos profissionais e ao programa de EP. Resultados: A maioria dos participantes não sabia o verdadeiro conceito de EP. Participam das capacitações e da análise de eficácia e o cronograma das ações educativas é feito com a equipe. A prioridade foi por ações presenciais. Discussão: A presença de mais de um vínculo empregatício, filhos e carga horária extensa de trabalho contribuíram para a baixa adesão fora do ambiente de trabalho. Conclusão: Colaboradores desconhecem o significado real da EP. As ações educativas agregam no conhecimento e na melhoria da assistência.


Palavras-chave


Educação Permanente; Equipe de Assistência ao Paciente; Qualificação

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ISSN: 1981-1330