Promoção de comportamentos pró-sociais e habilidades sociais em planejamentos da educação infantil

Iara da Silva Freitas, Márcia Helena da Silva Melo

Resumo


A literatura aponta que a promoção de comportamentos pró-sociais e habilidades sociais deveria estar entre as prioridades em projetos educacionais. Planejamentos de ensino podem conferir intencionalidade a ações educativas e influenciar práticas pedagógicas. Este estudo teve como objetivo identificar atividades planejadas por professores da educação infantil, com foco em conteúdos relacionados à promoção de comportamentos pró-sociais e habilidades sociais. Participaram da pesquisa quatro professoras de uma escola municipal de educação infantil localizada no sudeste paulista. Foram extraídos dados de planejamentos semanais e realizadas análises descritivas. Os resultados indicaram pequena quantidade de atividades planejadas referentes à promoção de comportamentos pró-sociais (0,2%), habilidades sociais (2,7%) ou outros temas relacionados à socialização (8,8%), quando comparado a outros conteúdos pedagógicos (88,3%). Os achados convidam ao investimento na formação de professores, incluindo o planejamento de atividades voltadas ao desenvolvimento de relacionamentos interpessoais de qualidade, de modo a potencializar o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.


Palavras-chave


comportamentos pró-sociais, habilidades sociais; planejamentos de ensino.

Texto completo:

PDF POR PDF ING

Referências


Abed, A. L. Z. (2014). O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Construção Psicopedagógica, 24(25), 8-27. Recuperado em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cp/v24n25/02.pdf.

Al-Thani, T., & Semmar, Y. (2017). An exploratory study of teacher’s perceptions of prosocial behaviors in preschool children. International Journal of Educational Development, 53(1), 145-150. doi: 10.1016/j.ijedudev.2017.01.005

Alvestad, T., & Sheridan, S. (2015). Preschool teachers’ perspectives on planning and documentation in preschool. Early Child Development and Care, 185(3), 377-392. doi: 10.1080/03004430.2014.929861

Azambuja, P. L., Conte, E., & Habowski, A. C. (2017). O planejamento docente na educação infantil: metamorfoses e sentidos ao aprender. Pesquisa em Foco, 22(2), 377-392. Recuperado em https://ppg.revistas.uema.br/index.php/PESQUISA_EM_FOCO/article/view/1503

Barrios, A., & Branco, A. U. (2021). Desenvolvimento moral na educação infantil: um estudo cultural construtivista. Educação, 44(2), 1-14. doi: 10.15448/1981-2582.2021.2.32874

Berger, R., Benatov, J., Cuadros, R., VanNattan, J., & Gelkopf, M. (2018). Enhancing re¬siliency and promoting prosocial behavior among tanzanian primary-schools stu¬dents: a school-based intervention. Transcultural Psychiatry, 55(6), 821–845. doi: 10.1177/1363461518793749

Bergin, C. (2014). Educating students to be prosocial at school. Em L. M. Padilla-Walker & G. Carlo (Eds.), Prosocial development: a multidimensional approach (pp. 279–301). Nova York: Oxford University Press.

Bergin, C. (2018). Designing a prosocial classroom: fostering collaboration in students from pre-k-12 with the curriculum you already use. Nova York: Norton.

Bergin, C. (2019). Prosocial goals. Em M. H. Jones (Org.), Social goals in the classroom: findings on student motivation and peer relations (pp. 93–110). Nova York: Routledge.

Bolsoni-Silva, A. T., Verdu, A. C. M. A., Carrara, K., Melchiori, L. E., Leite, L. P., & Calais, S. L. (2013). Temas em Psicologia, 21(2), 347-359. doi: 10.9788/TP2013.2-04

Brasil (2017). Base nacional comum curricular. Recuperado em http://basenacionalcomum.mec.gov.br

Caprara, G. V., Alessandri, G., & Eisenberg, N. (2012). Prosociality: the contribution of traits, values, and self-efficacy beliefs. Journal of Personality and Social Psychology, 102(6), 1289-1303. doi: 10.1037/a0025626

Cohen, J. (1960). A coefficient of agreement for nominal scales. Educational and Psychological Measurement, 20(1), 37-46.

Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (2017). Framework for systemic social and emotional learning. Recuperado em http://www.casel.org/what-is-sel

Corrêa, A. Q. (2018). Concepções de professores da educação infantil acerca do planejamento de ensino: fatores determinantes. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, Brasil.

Del Prette Z. A. P., & Del Prette, A. (2007). Aprendizagem socioemocional na infância e prevenção da violência: questões conceituais e metodologia da intervenção. Em Z. A. P. Del Prette & A. Del Prette (Orgs). Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem (pp.83-127). Campinas: Alínea.

Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2011). Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis: Vozes.

Domitrovich, C. E., Durlak, J. A., Staley, K. C., & Weissberg, R. P. (2017). Social-emotional competence: an essential factor for promoting positive adjustment and reducing risk in school children. Child Development, 88(2), 408-416. doi: 10.1111/cdev.12739

Eisenberg, N., Spinrad, T. L., & Knafo-Noam, A. (2015). Prosocial development. Em M. E. Lamb & R. M. Lerner (Orgs), Handbook of child psychology and developmental science, socioemotional processes (Vol. 3, pp. 610–656). Hoboken: John Wiley & Sons.

Freitas, I. S., Oliveira, G. E., Lima, V. S., & Melo, M. H. S. (2021). Evidence-based intervention for promoting prosocial behavior in schools: integrative review. Psicologia: Teoria e Prática, 23(3), 1-30. doi: 10.5935/1980-6906/ePTPPE14091

Fusari, J. C. (1998). O planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas. São Paulo: FDE.

Kuebel, L. (2017). Effectiveness of a social skills curriculum on preschool prosocial behavior and emotion recognition. Dissertação de Mestrado, Universidade de Dayton, OH, Estados Unidos.

Longobardi, C., Settanni, M., Lin, S., & Fabris, M. A. (2021). Student–teacher relationship quality and prosocial behaviour: the mediating role of academic achievement and a positive attitude towards school. British Journal of Educational Psychology, 91(2), 547–562. doi: 10.1111/bjep.12378

Martins, L. M., & Marsiglia, A. C. G. (2015). Contribuições para a sistematização da prática pedagógica na educação infantil. Cadernos de Formação RBCE, 6(1), 15-26. Recuperado em http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2079/1035

Mondi, C. F., Giovanelli, A., & Reynolds, A. J. (2021). Fostering socio-emotional learning through early childhood intervention. International Journal of Child Care and Education Policy, 15(1), 1-43. doi: 10.1186/s40723-021-00084-8

Ostetto, L. E. (2016). Planejamento na educação infantil: mais que a atividade, a criança em foco. Em L. E. Ostetto (Org.), Encontros e encantamentos na educação infantil (pp. 175-200). Campinas: Papirus.

Pinto, R. G., & Branco, A. U. (2009). Práticas de socialização e desenvolvimento na educação infantil: contribuições da psicologia sociocultural. Temas em Psicologia, 17(2), 511-525. Recuperado em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2009000200020

Ramaswamy, V., & Bergin, C. (2009). Do reinforcement and induction increase prosocial behavior? Results of a teacher-based intervention in preschools. Journal of Research in Childhood Education, 23(4), 527-538. doi: 10.1080/02568540909594679

Vasconcellos, C. S. (2012). Planejamento: processo de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad.

Yao, Z., & Wong, L. (2021). The effect of the Dizi Gui intervention on peer relationships and teacher-student relationships: the mediating role of prosocial behavior. Jour¬nal of Moral Education, 50(3), 384-400. doi: 10.1080/03057240.2020.1722080


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN: 1981-1330