Promoção de comportamentos pró-sociais e habilidades sociais em planejamentos da educação infantil
Resumo
A literatura aponta que a promoção de comportamentos pró-sociais e habilidades sociais deveria estar entre as prioridades em projetos educacionais. Planejamentos de ensino podem conferir intencionalidade a ações educativas e influenciar práticas pedagógicas. Este estudo teve como objetivo identificar atividades planejadas por professores da educação infantil, com foco em conteúdos relacionados à promoção de comportamentos pró-sociais e habilidades sociais. Participaram da pesquisa quatro professoras de uma escola municipal de educação infantil localizada no sudeste paulista. Foram extraídos dados de planejamentos semanais e realizadas análises descritivas. Os resultados indicaram pequena quantidade de atividades planejadas referentes à promoção de comportamentos pró-sociais (0,2%), habilidades sociais (2,7%) ou outros temas relacionados à socialização (8,8%), quando comparado a outros conteúdos pedagógicos (88,3%). Os achados convidam ao investimento na formação de professores, incluindo o planejamento de atividades voltadas ao desenvolvimento de relacionamentos interpessoais de qualidade, de modo a potencializar o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.
Palavras-chave
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ISSN: 1981-1330