Psicologia, Direitos Sociais e processos terapêuticos de pessoas negras: efeitos históricos do racismo na subjetividade, diagnóstico de transtorno mental como racismo institucional e outras especificidades clínicas
Resumo
Palavras-chave
Referências
Carone, I. & Bento, M.A.S. (2002). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988). DF: Brasília. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Ecker, D.D. (2018). Direitos Sociais e Acompanhamento Terapêutico: problematizações através de desenhos. Aurora: revista de arte, mídia e política, São Paulo, v.11, (32), p. 95-109, jun.-set. https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/31984
Ecker, D.D. (2019). Marcas [brancas] do escravismo nas políticas públicas de educação no Brasil contemporâneo. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 27, n. 3, p. 160-174, set. https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13623
Ecker, D.D. (2020). O exercício de Direitos Sociais nos processos subjetivos e terapêuticos: políticas públicas, saúde mental e atenção psicossocial. Tese de doutorado. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional, UFRGS. http://hdl.handle.net/10183/213918
Ecker, D.D. (2021). Pensando a noção de clínica em Psicologia no Brasil: clínica, clínico, terapêutico e terapêutica. Conhecimento & Diversidade, Niterói, v. 13, n. 29, p. 50-62, jan./abr. https://doi.org/10.18316/rcd.v13i29.7184
Ecker, D.D. & Palombini, A.L. (2021). Acompanhamento Terapêutico e Direitos Sociais: Territórios existenciais e sujeito biopsico-político-social. Psicologia Clínica, 33(2), p.357-378. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652021000200009
Ecker, D.D., Palombini, A.L., Marsillac, A.L.M. & Mello, V.R.C. (2022). A clínica do acompanhamento terapêutico como dispositivo de atenção biopsicossocial. In: Palombini, A.L., Pasini, V.L., Ecker, D.D. (Org.). Linhas do tempo: acompanhamento terapêutico na rede pública [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2022. P. 193-206. http://hdl.handle.net/10183/259065
Ecker, D. & Torres, S. (2015). Política de cotas étnicas no ensino superior: análise de narrativas de sujeitos do meio universitário. Emancipação (Online) (Ponta Grossa), v. 15, p. 115-129. http://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipa cao/article/view/7146/5165
Falkembach, E.M.F. (1987). Diário de campo: um instrumento de reflexão. Contexto e educação, Ijuí, 2(7), 19-24.
Foucault, M. (2010). A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes.
Filizola, C.L.A., Ribeiro, M.C. & Pavarini S.C.I. (2003). A história da família de Rubi e seu filho Leão: trabalhando com famílias de usuários com transtorno mental grave através do modelo Calgary de avaliação e de intervenção na família. Texto Contexto Enferm, 12(2), 182-190.
Hüning, S.M. & Guareschi, N.M.F. (2009). Efeito Foucault: desacomodar a psicologia. Em Guareschi, N. M. F. e Hüning, S. (Eds.), Michel Foucault e a Psicologia (pp. 159-182). Porto Alegre: Edipucrs.
Hüning, S.M. & Scisleski, A.C.C. (2018). Ressonâncias de uma epistemologia foucaultiana em psicologia social. Psicologia & Sociedade, São Paulo, v. 30. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2018v30170632
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (2018). IBGE mostra as cores da desigualdade. Agência IBGE Notícias. https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21206-ibge-mostra-as-cores-da-desigualdade 1912
Ishikawa, T.Y. & Santos, A.O. (2018). Psicólogos orientais, estereótipos e relações étnico-raciais no Brasil. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 13(2), São João del Rei, maio-agosto de e1554. http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/revista_ppp/article/view/2973/
Leite, D.M. (1966). Diferenças psicológicas entre raças. In: Psicologia diferencial e estudos em educação (p.95-102). Dominus Editora, São Paulo: SP.
Mello, D.F., Viera, C.S., Simpionato, E., Biasoli-Alves, Z.M.M. & Nascimento, L. C. (2005). Genograma e ecomapa: possibilidades de utilização na estratégia de saúde da família. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 15(1), 78-88. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v15n1/09.pdf
Minayo, M. C. S. (2007). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde (10a ed.). Hucitec, São Paulo: SP.
Ministério da Saúde. (2017). Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: uma política para o SUS. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social. 3ª Edição, Brasília: DF. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_populacao_negra_3d.pdf
Noto, C.S. (2009). A ontologia do sujeito em Michel Foucault. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo: SP.
Rocha, L.P. & Palombini, A.L. (2017). A clínica do Acompanhamento Terapêutico como pesquisa psicanalítica: uma escrita compartilhada entre vários. ÁGORA (PPGTP/UFRJ), v.20, p.732-742. https://doi.org/10.1590/1809-44142017003012
Santos, A.O. (2016). Atuação do psicólogo no tema das relações étnico/raciais. YouTube. Agência FAPESP, São Paulo: SP. https://www.youtube.com/watch?v=7IwUA6J8sT0
Santos, A.O., Gomes, L.B., Munoz, B.L. & Maia, R.L.A. (2015). Marcos regulatórios sobre relações raciais e racismo: instrumentos para atuação do(a) psicólogo(a). Revista Brasileira de Psicologia, v. 02, p. 16-27. https://www.researchgate.net/publication/286927329_Marcos_regulatorios_sobre_relacoes_raciais_e_racismo_instrumentos_para_atuacao_doa_psicologo_a
Schucman, L.V. (2014). Sim, nós somos racistas: estudo psicossocial da branquitude paulistana. Psicologia & Sociedade, 26, 83-94. http://www.scielo.br/pdf/psoc/v26n1/10.pdf
Souza, N.S. (1982). Tornar-se negro. Rio de Janeiro: Graal.
Zambillo, M., Palombini, A.L. & Ecker, D.D. (2018). Paradoxos nos 'benefícios' aos incapacitados: biopolítica e saúde mental. Estudos de Psicologia (Natal), 23(4), 416-426. https://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180039
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 1981-1330