FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO LITORAL NORTE DO RS

Luana Regina Carvalho Morsolin, Valter Ari Dohnert Júnior, Paulo Roberto Tassinari Ignácio, Inês Teresinha Oliveira Jacques

Resumo


Introdução: A motivação pode ser definida como o conjunto de fatores circunstanciais e dinâmicos que determinam a conduta de um indivíduo, é uma força interior propulsora, de importância decisiva que leva a ação. Já a desmotivação é caracterizada como a falta desses fatores. Objetivo: Identificar os fatores que influenciam na motivação dos professores de Educação Física de escolas públicas do litoral norte do RS. Método: Estudo quantitativo, realizado nos meses de agosto e setembro de 2015, utilizando uma escala de motivação e entrevista semiestruturada como instrumentos de avaliação. A amostra foi composta por 40 professores dos gêneros feminino e masculino, com idade entre 22 e 52 anos, que lecionam em escolas de diferentes municípios. Resultados: Ambos demonstram, que a motivação maior dos professores está no amor pela profissão com 48%, e ser um professor diferenciado com 20%. De outro lado, alguns fatores que levam à desmotivação dos professores englobam a falta de interesse do aluno com 24% e a desvalorização do professor com 19%. Conclusão: Por base nos resultados da pesquisa, é possível verificar que a motivação inicial na carreira é muito clara e direta, e que mesmo com o passar dos anos, o amor pela profissão e ser um professor de Educação Física diferenciado, foram as mais certezas e citadas respostas.

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