FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO LITORAL NORTE DO RS
Resumo
Introdução: A motivação pode ser definida como o conjunto de fatores circunstanciais e dinâmicos que determinam a conduta de um indivíduo, é uma força interior propulsora, de importância decisiva que leva a ação. Já a desmotivação é caracterizada como a falta desses fatores. Objetivo: Identificar os fatores que influenciam na motivação dos professores de Educação Física de escolas públicas do litoral norte do RS. Método: Estudo quantitativo, realizado nos meses de agosto e setembro de 2015, utilizando uma escala de motivação e entrevista semiestruturada como instrumentos de avaliação. A amostra foi composta por 40 professores dos gêneros feminino e masculino, com idade entre 22 e 52 anos, que lecionam em escolas de diferentes municípios. Resultados: Ambos demonstram, que a motivação maior dos professores está no amor pela profissão com 48%, e ser um professor diferenciado com 20%. De outro lado, alguns fatores que levam à desmotivação dos professores englobam a falta de interesse do aluno com 24% e a desvalorização do professor com 19%. Conclusão: Por base nos resultados da pesquisa, é possível verificar que a motivação inicial na carreira é muito clara e direta, e que mesmo com o passar dos anos, o amor pela profissão e ser um professor de Educação Física diferenciado, foram as mais certezas e citadas respostas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.