IMC E A ASSOCIAÇÃO DA VALÊNCIA FÍSICA AGILIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 11 A 14 ANOS DA ESCOLA MAMPITUBA DE TORRES/RS

Taís Duarte de Matos Raupp, Carla Pinheiro Lopes, Paulo Roberto Tassinari Ignácio, Inês Teresinha Oliveira Jacques

Resumo


Introdução: A agilidade depende da força, velocidade, equilíbrio e coordenação, já que é responsável por modificações rápidas e precisas do corpo durante a execução do movimento (Barbanti, 1979), aspectos que, assim como o Índice de Massa Corpórea (IMC), podem ser fatores expressivos e influenciadores no desempenho e na condução de habilidades físicas (Sharkey, 1998). Objetivo: analisar e correlacionar o IMC e a valência física agilidade de crianças e adolescentes dos 11 aos 14 anos de ambos os sexos através da formula do IMC= peso/ altura² e o teste do quadrado (Protocolo do Projeto Esporte Brasil – PROESP). Método: Pesquisa caracterizada como transversal e observacional com foco descritivo dos dados coletados, composto por uma amostra aleatória simples. A amostra envolveu trinta e duas (32) crianças e adolescentes que foram submetidos à pesagem e medida da altura para o calculo do IMC e logo após o teste de agilidade. Resultados: Através dos dados coletados conclui-se não houve diferença significância estatística entre as médias obtidas entre o IMC e o desempenho da valência agilidade (p=0,67), apesar disto, existiu algumas diferenças entre as distribuições de IMC nas categorias de classificação da agilidade, sugerindo maior amostragem em estudos posteriores sobre associação do IMC a outras valências e habilidades.

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