Análise hematológica de ratos Wistar para parâmetro de valores de referência do grupo controle utilizado na pesquisa experimental em modelo animal.

Juliana Tomaz Sganzerla, Milene Castilhos de Oliveira, Silvany Niemeller Mayer, Maria Inês Witz, Mariangela da Costa Allgayer, Sergio Augusto Quevedo Miguens Jr

Abstract


Objetivos: Realizar a análise hematológica de roedores, sem intervenção, para estabelecer um parâmetro de referência nos valores de hemograma de grupos controles utilizados em pesquisas experimentais. Metodologia: Avaliou-se os valores de hemograma, índices hematimétricos, plaquetas e proteína plasmática total de 40 animais (20 de cada sexo) Rattus novergicus linhagem Wistar, provenientes do biotério da Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas. Foram utilizados ratos adultos pesando entre 240g e 300g no momento da eutanásia. Os animais foram submetidos a jejum de três horas antes da coleta do sangue, através de punção cardíaca e as amostras foram analisadas pelo método automatizado. Resultados: Observou-se pequenas variações das médias entre os gêneros dos animais do nosso biotério. Contudo, os valores diferencias por grupo de células brancas obtiveram as maiores diferenças de valores entre os estudos, principalmente a contagem de neutrófilos. Conclusão: Os resultados desse estudo podem ser utilizados como parâmetros para os valores de referência no grupo controle em comparação com os grupos de intervenção em pesquisas experimentais realizadas no mesmo biotério.


Keywords


Ratos Wistar; Valores de Referência; Contagem de Células Sanguíneas; Hematologia; Experimentação Animal.

Refbacks

  • There are currently no refbacks.