Uma Experiência de Ensino da Psicogênese do Pensamento Físico para Futuros Professores do Ensino Fundamental em Portugal / An Experience of Teaching the Psychogenesis of Physical Thinking to Pre-Service Elementary School Teachers in Portugal
Resumo
Neste artigo relata-se uma experiência de ensino do conteúdo "Psicogênese do PensamentoFísico" para futuros professores do ensino básico do 1º Ciclo no Instituto Piaget, Portugal, no períodoletivo 1999/2000. Procurou-se conscientizá-los da presença e da estabilidade das concepções alternativasneles mesmos, para melhor sensibilizá-los dessa presença em seus futuros alunos. Para tal,utilizou-se uma dinâmica de grupos e estratégias de reforço cognitivo seguido de conflito cognitivo.Na construção de grupos razoavelmente homogêneos em termos de presença de concepções alternativas,foi utilizado o Force Concept Inventory de Hestenes, Wells e Swackhammer (1992). Possivelmente,graças a essa conscientização prévia, foram conseguidos bons resultados pelos alunos naidentificação de estágios piagetianos em diálogos de crianças.
In this article, the author describes his experience of teaching the psychogenesis of physicalthinking to pre-service elementary school teachers at Instituto Piaget, Portugal, at the 1999/2000 schoolyear. The author tried to conscientize them of the presence and stability of alternative conceptions inthemselves with the intention of sensibilizing them of that presence in their future pupils. Group dynamicsand cognitive reinforcement followed by cognitive conflict strategies were used. For the formation ofreasonably homogeneous groups in terms of presence alternative conceptions, the Force Concept Inventory de Hestenes, Wells e Swackhammer (1992) was utilized. Possibly thanks to this previousconscientization, good results were attained by the students in the identification of Piagetian stages inchildren's dialogues.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Renato Pires dos Santos
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.