Tecendo a Educação Ambiental através de Grupos de Discussões Envolvendo a Comunidade Escolar / Environmental Education through Discussion Groups Involving the School Community
Resumo
Este trabalho apresentou como perspectiva inserir a Educação Ambiental na Escola através doestudo do Meio Ambiente como tema transversal, objetivando contribuir para o desenvolvimento de açõesintegradas, que envolvam a comunidade escolar (equipe diretiva, professores, pais, alunos e funcionários),tanto em relação à formação continuada de professores, por meio de grupos de estudos, quanto na elaboraçãode projetos educativos na escola. O público-alvo da pesquisa foram os19 professores e alunos da 5ªsérie do Ensino Fundamental do Colégio São Miguel, município de Arroio do Meio. Partindo de reuniõesquinzenais, a organização do trabalho constituiu-se de etapas, compostas por atividades diferenciadas, emque utilizaram textos, artigos e sugestões de atividades interdisciplinares. Conclui-se o projeto sugerindoque a Educação Ambiental através do estudo do Meio Ambiente na Escola saia do contexto limitado da salade aula, aplique-se ao cotidiano, advindo daí benefícios à comunidade em que a escola está inserida.
The aim of this study was to include environmental education in all of the school courses inorder to develop actions among the students and the teachers through the study and the developmentof education projects at school. The targets were the students and the teachers from 5th grade inElementary School at São Miguel School – Arroio do Meio, RS. The studies were organized in steps,with different activities, using different materials such as texts, articles and others developed by all ofthe teachers in their subjects. The conclusion of the work shows that the school must develop studiesand actions about Environmental Education inside and outside the classrooms in order to make thestudents put it into practice in their daily lives, what is certainly going to be very important for the community where the school acts.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Cristine Gerhardt Rheinheimer Gerhardt Rheinheimer, Maria Eloisa Farias
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.