A Regra de Ouro nos Livros Didáticos para Escolas Alemãs-Brasileiras

Circe Mary Silva da Silva

Resumo


A presente investigação tem por objetivo apresentar como os problemas de regra de três simples estão representados em livros didáticos de aritmética produzidos para escolas alemãs-brasileiras no período de 1900 a 1935. Foram selecionados, para análise, três livros didáticos, de autoria de Matthäus Grimm, Otto Büchler, Wilhelm Nast e Leonhard Tochtrop, os quais foram comparados com os livros Segunda Aritmética e Primeira Aritmética de José Theodoro de Souza Lobo. Nas três obras analisadas, foram encontrados vestígios de uma prática pedagógica em uso na Alemanha à época.

 


Palavras-chave


História da Educação; Educação Matemática; Ensino Primário; Livros didáticos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Circe Mary Silva da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.