A folha seca, a pedra, a maçã e o Sputnik – algumas considerações sobre a gênese dos conceitos de peso e massa / The failing leaf, the stone, the apple and the Sputnik – some considerations on the genesis of the concepts of weight and mass

Renato P. dos Santos

Resumo


Parece já demonstrado por intensa atividade de pesquisa desde a década de 80 que o nossoentendimento dos fenômenos físicos observados no dia-a-dia, para além do conhecimento eventualmenteadquirido na escola, baseia-se também num conjunto de concepções alternativas adquiridas espontaneamente.Uma das linhas de investigação que Piaget perseguiu apontava na direção de verificar,fazendo uso do método psicogenético, se os mecanismos de passagem de um período histórico daCiência ao seguinte são análogos aos da passagem pela criança de um estágio genético aos seguintes.Em seu trabalho com Rolando Garcia, “Psicogénese e História das Ciências”, investigou, entre outros, asexplicações infantis da transmissão do movimento em analogia ao conceito medieval do ‘impetus’. Aquipretendemos apresentar algumas primeiras observações referentes à formação do conceito de ‘massa’ ea sua distinção do conceito de ‘peso’, desde Aristóteles até Newton, em comparação à elaboração desseconceito pela criança e, dum ponto de vista mais geral, da persistência da confusão entre eles nopercurso acadêmico e na vida adulta. Comentar-se-ão, ainda, algumas implicações pedagógicas dessapersistência no contexto de concepções alternativas.

It seems already demonstrated after intense activity of research since the decade of 80 that ourunderstanding of the physical phenomena observed in the day the day, beyond the knowledge eventually acquired in the school, is also based on a set of spontaneously acquired alternativeconceptions. One of the inquiry lines that Piaget pursued pointed in the direction to verify, making useof the psicogenetic method, if the passage mechanisms from a historical period of Science to thefollowing one, are analogous to the ones of the ticket for the child of a genetic stadium to the followingones. In its work with Rolling Garcia ‘Psychogenesis and the History of Science’, he investigated,among others, the infantile explanations of the transmission of the movement in analogy to the medievalconcept of impetus. Here we intend to present some first observations on the formation of theconcept of mass and its distinction of the concept of weight, since Aristotle until Newton, in comparisonto the elaboration of this concept for the child and, of a more general point of view, of the persistenceof the confusion between them in the academic passage and the adult life. It will be commented too,some pedagogical implications of this persistence in the context of alternative conceptions.


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