A geometria dos fractais no ensino de Matemática: uma revisão bibliográfica categorizada das pesquisas brasileiras dos últimos dez anos

Fábio Alexandre Borges, Tiago Pereira

Resumo


As geometrias não-Euclidianas foram inseridas recentemente nas discussões acerca dos currículos da disciplina de Matemática nas escolas brasileiras. Pensando no caráter ainda de “novidade” deste tipo de exploração em sala de aula, pesquisas começaram a surgir recentemente e vem se intensificando cada vez mais. Nesse sentido, objetivamos com o presente texto apresentar uma pesquisa bibliográfica acerca da geometria dos fractais no ensino de Matemática. Foram investigados artigos científicos e relatos de experiências de periódicos científicos online brasileiros nos últimos dez anos. Os textos encontrados inicialmente foram sendo filtrados de acordo com nossos objetivos, resultando num corpus de 12 artigos, os quais foram lidos na íntegra. Realizamos um processo de categorização a partir dos objetivos gerais de cada texto, cujo resultado foi cinco categorias: o ensino de Geometrias não-Euclidianas por meio de softwares educacionais, as Geometrias não-Euclidianas na formação de professores, potencialidade dos fractais para a exploração de outros temas matemáticos, o ensino de Geometrias não-Euclidianas por meio de materiais manipuláveis e concepções acerca das Geometrias não-Euclidianas de docentes e discentes. Ao final, trazemos um exemplo de aplicação para professores de Matemática, o qual, acreditamos, reflete algumas características essenciais destas geometrias ao serem abordadas em sala de aula. 


Palavras-chave


Ensino de Matemática. Fractais. Geometrias não-Euclidianas. Pesquisa bibliográfica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Fábio Alexandre Borges, Tiago Pereira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.