Quando a análise de interações em um chat pode nos fornecer subsídios para a proposição de um novo bate-papo / When the Analysis of Interactions in an Online Chat Can Provide Subsidies for a New Chat Proposal

Wagner Silveira Marques, Marcelo Almeida Bairral

Resumo


Neste artigo, analisamos interações em um chat proposto como um dos espaços comunicativos
de uma disciplina de Mestrado em Educação. O bate-papo pautou-se na reflexão de questionamentos deixados pelo professor para a discussão de um texto científico abordando a cibercultura. O chat foi considerado o contexto discursivo de deflagração do aprendizado e a nossa unidade de análise
neste estudo. Como contribuições do estudo ilustramos um tipo de proposta de debate que pode ser utilizado em discussões online e apresentamos uma ideia emergente para discussão no contexto da cibercultura: a imersão. Em um momento em que carecemos aprofundar discussões sobre aspectos relacionados ao aprendizado (realidade, hipertextualidade, pertencimento, avatar, etc.) na realidade virtual, esse artigo pode ser inspirador e fornecer suporte para a análise de interações em chat.

In this article we analyze interactions in an online chat presented as one of the communicative spaces within a subject which was part of a program for a Master’s degree in Education. The chat was guidelined within the discussion of some issues given by the teacher for the participants
to reflect on a scientific text about cyberculture. The online chat was considered the discursive context for provide learning and our unit of analysis on this study. As a contribution to the study
we illustrate a proposal type of debate that can be used in online discussions and we present an emerging idea for discussion in the context of cyberculture: immersion. At a moment when we lack deepening discussions over aspects related to learning (reality, hypertextuality, belonging, avatar,
etc.) within virtual reality, this text can be inspiring and provide some support for the analysis of interactions in online chat.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Wagner Silveira Marques, Marcelo Almeida Bairral

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.