Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Aulas de Matemática na Perspectiva da Educação Matemática Crítica

Marcio Bennemann, Norma Suely Gomes Allevato

Resumo


O presente artigo pretende apresentar alguns resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar qual é o entendimento sobre Educação Matemática Crítica e sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação que um grupo de professores de Matemática constrói no decorrer de uma experiência de formação continuada. A experiência foi desenvolvida com um grupo de professores do sudoeste do Paraná, numa série de encontros totalizando 20h. Neste artigo apresentamos a análise do trabalho desenvolvido pelo grupo em uma das atividades propostas. Empregando a pesquisa qualitativa na modalidade de pesquisa-ação, o trabalho com os professores consistiu em produzir e discutir atividades matemáticas na planilha eletrônica Calc do BrOffice e no software GeoGebra. Concebidas segundo a filosofia da Educação Matemática Crítica, as atividades abordavam conteúdos relativos aos anos finais do ensino fundamental. O grupo, formado por professores que ainda não utilizavam as Tecnologias de Informação e Comunicação em suas aulas, que teve seu primeiro contado com essa filosofia nessa experiência de formação, concluiu que a utilização das TIC viabiliza um tratamento diferenciado aos conteúdos matemáticos, atribuindo-lhes maior representatividade e proximidade com a realidade, favorecendo o desenvolvimento de uma postura crítica com relação a “o que” ensinam, “como” ensinam e “para que” ensinam.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Marcio Bennemann, Norma Suely Gomes Allevato

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.