A Engenharia Didática em Articulação com a Teoria das Situações Didáticas como Percurso Metodológico ao Estudo e Ensino de Matemática
Resumo
Neste artigo, apresentamos as duas primeiras etapas, de organização de nossa pesquisa de Mestrado Acadêmico, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática-PGECM, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE. Assim, referendados nas orientações da Engenharia didática (ED), como metodologia de pesquisa, em associação, com a Teoria das Situações didáticas (TSD), como metodologia de ensino; realizamos inicialmente, uma análise prévia, caracterizada pela análise didática e epistemológica, do objeto histórico matemático em estudo, no caso, a sequência de Fibonacci (SF); caracterizando a identificação e descrição de algumas propriedades do seu processo de generalização e extensão. Fundamentados, nas propriedades elencadas, definimos nas fases de concepção e análise a priori, os contextos, objetivos e as hipóteses didáticas; bem como orientados pelas etapas da TSD, apresentamos os possíveis comportamentos e resoluções dos alunos, nas quatro situações problemas organizadas, com fins a experimentação.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Arlem Atanazio dos Santos, Francisco Regis Vieira Alves
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.