A Engenharia Didática em Articulação com a Teoria das Situações Didáticas como Percurso Metodológico ao Estudo e Ensino de Matemática

Arlem Atanazio dos Santos, Francisco Regis Vieira Alves

Resumo


Neste artigo, apresentamos as duas primeiras etapas, de organização de nossa pesquisa de Mestrado Acadêmico, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática-PGECM, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE. Assim, referendados nas orientações da Engenharia didática (ED), como metodologia de pesquisa, em associação, com a Teoria das Situações didáticas (TSD), como metodologia de ensino; realizamos inicialmente, uma análise prévia, caracterizada pela análise didática e epistemológica, do objeto histórico matemático em estudo, no caso, a sequência de Fibonacci (SF); caracterizando a identificação e descrição de algumas propriedades do seu processo de generalização e extensão. Fundamentados, nas propriedades elencadas, definimos nas fases de concepção e análise a priori, os contextos, objetivos e as hipóteses didáticas; bem como orientados pelas etapas da TSD, apresentamos os possíveis comportamentos e resoluções dos alunos, nas quatro situações problemas organizadas, com fins a experimentação.


Palavras-chave


Engenharia Didática. Teoria das Situações Didáticas. Sequência de Fibonacci.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Arlem Atanazio dos Santos, Francisco Regis Vieira Alves

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.