A autoria de situações problema em um espaço marcado pela relação entre a liberdade e a reclusão

Lucilene Lusia Adorno de Oliveira, Clelia Maria Ignatius Nogueira

Resumo


O presente trabalho retrata parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida em um Centro de Socioeducação, no qual uma das pesquisadoras trabalha como professora de Matemática. Elegemos por objetivo, deste artigo, buscar compreender entre as palavras do adolescente sobre seu entendimento das matemáticas e a Matemática Curricular, ensinada nas escolas como disciplina essencial, aquilo que produz sentido, que baliza a produção de conhecimento. Para isso, utilizamos a Análise de Discurso Materialista lançando um olhar sobre a produção de suas “histórias de vida”, as quais são marcadas por contradições que são do dizer, que são da ideologia. Trazemos também Chevallard para pensar essa relação institucional, a qual o autor chama de transposição didática entre o conhecimento produzido cientificamente e o conhecimento escolar. Chegamos à autoria de Situações Problema de forma a trazer sentido às situações vivenciadas pelos adolescentes.


Palavras-chave


Educação Matemática. Análise de Discurso. Socioeducação. Autoria de Situações Problemas.

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