A autoria de situações problema em um espaço marcado pela relação entre a liberdade e a reclusão
Resumo
O presente trabalho retrata parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida em um Centro de Socioeducação, no qual uma das pesquisadoras trabalha como professora de Matemática. Elegemos por objetivo, deste artigo, buscar compreender entre as palavras do adolescente sobre seu entendimento das matemáticas e a Matemática Curricular, ensinada nas escolas como disciplina essencial, aquilo que produz sentido, que baliza a produção de conhecimento. Para isso, utilizamos a Análise de Discurso Materialista lançando um olhar sobre a produção de suas “histórias de vida”, as quais são marcadas por contradições que são do dizer, que são da ideologia. Trazemos também Chevallard para pensar essa relação institucional, a qual o autor chama de transposição didática entre o conhecimento produzido cientificamente e o conhecimento escolar. Chegamos à autoria de Situações Problema de forma a trazer sentido às situações vivenciadas pelos adolescentes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Lucilene Lusia Adorno de Oliveira, Clelia Maria Ignatius Nogueira
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.