Percepções sobre a Natureza da Ciência e o papel do Cientista de estudantes do Ensino Médio
Resumo
A alfabetização científica é uma das principais preocupações das atuais políticas públicas educacionais, porém para promovê-la não apenas deve-se ensinar ciências, mas ressaltar a importância da ciência na sociedade, destacando sua natureza e como esta é produzida. Estudantes trazem concepções de ciência agregadas à melhoria de tecnologia e das condições de vida das pessoas e também visões estereotipadas de cientistas, possivelmente promovidas pela mídia. Esse trabalho teve como objetivo avaliar as concepções que alunos do Ensino Médio possuem sobre ciência e o papel do cientista na produção de novos conhecimentos, comparando suas concepções antes e após realizarem atividades destinadas a promoção da autonomia para a pesquisa. Após participarem de todas as atividades, a maioria dos estudantes modificou sua opinião tanto quanto à visão de ciência quanto à visão do cientista, considerando que a ciência tem como principal objetivo realizar pesquisas para que novos conhecimentos sejam produzidos e o cientista tendo o papel da promoção dessa busca, com a responsabilidade de apresentar esses dados para a sociedade. Esse trabalho demonstra a necessidade de serem realizadas atividades voltadas à iniciação científica dos educandos, sendo relevantes para a formação de cidadãos críticos e atuantes no processo de tomada de decisões.
Palavras-chave
Concepções de Alunos sobre Ciência; Natureza da Ciência; DAST; Alfabetização Científica
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Jober Vanderlei de Vargas Machado, Marlise Ladvocat Bartholomei-Santos
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.