Saberes para ensinar matemática: um olhar para a formação do professor primário
Resumo
O estudo tem como objetivo analisar a institucionalização da formação de professores primários no Brasil, mais particularmente durante década de 1930, nos Institutos de Educação de São Paulo e do Rio de Janeiro, e os saberes específicos para a profissão do ensino que participam da formação. Considera-se como referência pesquisas desenvolvidas por Hofstetter e Schneuwly (2017) e Borer (2017). Como resultado, argumenta-se que a matemática a ensinar praticamente está ausente da formação nos Institutos, sendo identificado e destacado a inserção de novos saberes, uma matemática para ensinar na formação do professor primário. O exercício de análise vem corroborar com o estudo de Borer, reiterando que experiências particulares de modelo superior de formação, voltadas à formação profissional, comparado ao modelo normal, constituem exemplos favoráveis ao desenvolvimento de saberes para ensinar no interior de suas formações.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Maria Célia Leme da Silva
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.