As Reformas Pombalinas e a elevação do ensino de matemática a um curso de nível superior

Fabiane Mondini, Maria Aparecida Viggiani Bicudo

Resumo


O objetivo dessa pesquisa é compreender a orientação dada ao ensino de Matemática, pela Reforma Pombalina de 1772, que modifica os estatutos da Universidade de Coimbra, em Portugal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida numa abordagem fenomenológica, que discute a reforma situada no contexto sócio-histórico-político em que ela ocorreu. Este trabalho estuda as mudanças que ela promoveu, durante o período em que foi produzida e oficializada, bem como sua influência na educação, principalmente no que diz respeito à Matemática, pois esse documento a eleva ao patamar de curso de nível superior e a transforma em base para as outras ciências. 


Palavras-chave


Educação Matemática. História da Educação Brasileira; Matemática; Hermenêutica

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DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss2id3706

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