Concepções Alternativas dos Alunos Iniciantes do Curso de Medicina Veterinária sobre Reações Químicas: contextos de uma investigação /Alternative Conceptions of First-year Veterinary Medicine Students about Chemical Reactions: contexts of an investigation
Resumo
Este estudo investigou as concepções alternativas dos alunos iniciantes do Curso de MedicinaVeterinária sobre reações químicas. O levantamento dessas concepções foi realizado através daaplicação de um questionário envolvendo o conceito de reação química, aspectos macroscópicos eexemplos de reações químicas relacionadas com o referido Curso. A escolha do conteúdo ocorreu apartir de uma entrevista realizada com professores da Medicina Veterinária. Os resultados mostraramque a maioria dos alunos apresentou ideias relevantes às questões propostas. No entanto, parte delesdemonstrou não saber a diferença entre processo físico e químico e fragilidades relacionadas aconceitos relacionados com reação química, como por exemplo, atribui ao elemento químico aspropriedades de substância, não diferencia substância simples de substância composta e elementoquímico de substância.
This study investigated the alternative conceptions of first-year Veterinary Medicinestudents about chemical reactions. The survey on these conceptions was conducted using aquestionnaire involving the concept of chemical reaction, macroscopic aspects and examplesof chemical reactions related to the aforementioned course. The choice of content was basedon an interview carried out with Veterinary Medicine professors. The results showed that moststudents exhibited relevant ideas regarding the proposed questions. However, some of themdid not know the difference between the physical and chemical process and displayed a lackof knowledge about concepts related to chemical reactions, such as attributing the properties of substance to the chemical element, not differentiating simple from compound substances orchemical elements from substance.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2013 Rosangela Maria da Silva Lucena, Sandra Rodrigues de Souza, Angela Fernandes Campos
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.