Associação Estatística em Tabelas de Contingência de 2x2 / Statistical Association in Contingency Tables of 2x2
Resumo
Neste artigo, relata-se um estudo sobre a avaliação da associação estatística por estudantesuniversitários, antes e depois de abordarem essa temática no ensino formal. No estudo participaram 57 estudantes moçambicanos, que frequentavam no ano letivo de 2011/2012 o 2º ano de um curso de formação de professores de matemática do ensino secundário. Os estudantes foram inquiridos sobre a associação estatística de duas variáveis dicotómicas representadas numa tabela de contingênciade 2x2. Globalmente, os estudantes revelaram dificuldades em obter as respostas corretas, exibiram conceções limitadas e não adequadas de avaliação da associação estatística e o ensino teve umimpacto limitado na melhoria das respostas dos estudantes.
In this article we report a study on the evaluation of the statistical association by collegestudents, before and after addressing this subject in formal education. In the study participated 57Mozambican students of the 2nd year of a training course for mathematics teachers of secondary school in the academic year of 2011/2012. Students were asked about the statistical association of two dichotomous variables represented in a contingency table. Overall, students showed difficulties in obtaining the correct answers, exhibited limited conceptions and not suitable for assessing thestatistical association and the teaching had a limited impact on improving students’ responses.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2013 José António Fernades, Delson Aexandre Mugabe, Paulo Ferreira Correia
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.