O Discurso Matemático vigente em um Grupo de Escolas do Brasil e do México relativo ao tema Números Racionais
Resumo
Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado cujo tema é o estudo dos Números Racionais na perspectiva da Teoria Socioepistemológica da Matemática Educativa (TSME). Como parte dessa investigação, foi realizado um estudo do ensino dos Racionais no Brasil e no México, envolvendo as orientações oficiais a respeito desse tema, os planejamentos de aula de um grupo de professores e a análise dos livros didáticos utilizados por eles. O foco da investigação foram os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental no Brasil, o 6º grau do Primário e o 1º grau do Secundário no México. Apresentamos, nesse trabalho, um panorama do sistema educativo entre os dois países. Os resultados apontam que, mesmo com realidades e propostas educacionais distintas, os conteúdos acerca dos Números Racionais e os períodos de ensino são semelhantes, o que evidencia um discurso matemático que perpassa as fronteiras físicas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id4113
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Alexandre Branco Monteiro, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Ricardo Arnold Cantoral Uriza
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.