Um estudo filosófico-histórico da ciência e da tecnologia sustentando a compreensão de educação científico-tecnológica/A historical-philosophical study on science and technology as a support for the understanding of scientific and technological education
Resumo
Neste texto expõem-se aspectos de um estudo histórico-filosófico que busca revisitar características da ciência moderna ocidental e da racionalidade inaugurada nessa era, visando ao
entendimento da ciência no mundo contemporâneo. O objetivo é contribuir para a compreensão de nossa situação como seres históricos, que herdamos um legado, mas, que, sobretudo, temos a condição de acolher meditativamente isso que nos foi enviado e avançar no esclarecimento sobre a educação da pessoa e atribuição de sentido para a vida em sociedade. O estudo é pautado na compreensão do pensamento de Hannah Arendt, sobre o projeto matemático da modernidade, no
de Heidegger, em se tratando da “questão” técnica e desta na ciência, estabelecendo, na medida do possível, um diálogo com Gilles Gaston-Granger, no tocante a uma tecnociência no mundo
atual.
In this paper we expose aspects of a historical-philosophical study in order to revisit characteristics of Modern-Western Science and the current inaugurated rationality, with the purpose
of coursing the understanding of science in the Contemporary World. The goal is to contribute to the comprehension of our situation as historical beings that inherited a legacy, to whom has been sent a condition that may be accepted, and that can go further in the understanding regarding to a person’s education and in the assignment of the meaning of life in society. For this discussion, we were supported by Hannah Arendt`s thoughts about the mathematical project of modernity, and in Heidegger, with respect to the science “issue” and technique, establishing, as far as possible, a dialogue with Gilles Gaston-Granger, regarding to a techno-science in the current world.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2014 Luciane Ferreira Mocrosky, Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.