A criação da Inteligência Coletiva, de acordo com Pierre Lévy, em cursos de Educação a Distância / The creation of the collective intelligence, according to Pierre Lévy, in distance education

Tânia Baier, Maria Aparecida Viggiani Bicudo

Resumo


Neste ensaio tomamos o significado de inteligência coletiva à luz da obra “A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço”, de Pierre Lévy (1999). Destacamos os espaços
antropológicos, a ação individual no coletivo e as possibilidades de atitudes colaborativas nos indivíduos que estão ligados a tecnologias realizando cursos de educação a distância e avançamos em termos de valores e objetivos educacionais que essas ideias permitem visualizar. Apresentamos reflexões a respeito de questões éticas que se colocam no cenário da construção da inteligência coletiva, quando são trabalhados aspectos da própria atitude colaborativa dos envolvidos em ações conjuntas, porém díspares e criativas, de modo a dar vazão à realização de valores significativos como o existir com, em que cada um marca sua presença, dispondo-se à cooperação, para manter a harmonia e o equilíbrio da vida do conjunto. Esses valores apontam para uma visão de educação
a distância, que apresentamos.

In this essay, we focus on the meaning of collective intelligence, following the book “The collective intelligence: on the anthropology of cyberspace” by Pierre Lévy (1999). We emphasize the anthropological spaces, the individual action in the collective and the possibilities of collaborative attitudes in individuals who are connected to technologies in distance education courses. We go forward in terms of values and educational goals on a prospective thought. We present reflections on ethical issues that arise in the scenario of the construction of collective intelligence, in which the aspects of the collaborative attitude of those involved in joint actions are worked out, disparate and creative though, in order to give vent to the achievement of significant figures as everyone mark his own presence, by forming cooperation, to maintain consistency and balance of the whole group. Those values point to a vision of distance education that we present here.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Tânia Baier, Maria Aparecida Viggiani Bicudo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.