As discussões paralelas no ambiente de aprendizagem modelagem matemática / The parallel discussions in the mathematical modeling learning environment
Resumo
Neste artigo, focalizo aquelas discussões dos alunos as quais não possuem um papelclaro na construção de modelos matemáticos. Usando dados qualitativos de uma situação desala de aula, proponho a noção de discussões paralelas de modo que passo a identificá-las eanalisá-las. A seguir, delineio argumentos sobre as potencialidades dessas discussões paraproduzir investigações matemáticas ou reflexões sobre a vida em sociedade.
In this paper, I put attention on those students’ discussions that don’t play a clear role inconstructing mathematical models. Using qualitative data from a classroom situation, I proposethe notion of parallel discussions to term them and analyze their nature. Arguments areunderlined about the potentiality of these discussions to produce mathematical investigationsor discussions about aspects of life in society.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Jonei Cerqueira Barbosa
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.