As emoções autoconscientes nas narrativas infantis: contributos da abordagem narrativa

Mariana Lopes Sousa, Orlanda Maria Cruz

Resumo


As emoções autoconscientes são uma classe específica de emoções tem como função promover interações socialmente adequadas. Este estudo tem como objetivo explorar o potencial de cinco inícios de histórias para elicitar as emoções autoconscientes nas narrativas infantis. Foram analisados excertos de narrativas de duas crianças com experiências familiares antagónicas. Apresentou-se às crianças um conjunto de inícios de histórias, que lhes era pedido para completar.

Os inícios de histórias mostraram ser úteis para perceber as diferentes formas de construção narrativa de crianças com histórias familiares divergentes. Parecem, também, ser adequados para elicitar as emoções de culpa e empatia. Quanto à vergonha e ao orgulho, devem ser explorados outros inícios de histórias que potenciem a sua elicitação nas narrativas das crianças. Enfatizam-se as potencialidades dos inícios de histórias enquanto recurso a mobilizar na prática clínica com crianças.

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN: 1981-1330