LEAN OFFICE: UMA APLICAÇÃO NO PLANEJAMENTO DE ORDENS DE MANUTENÇÃO
Resumo
Na busca pela eliminação ou redução dos desperdícios em fluxo de processo e informação, para garantir a permanência da empresa competitiva no mercado atual, esta pesquisa tem como objetivo propor e avaliar ações de melhorias de desempenho em um setor administrativo, responsável pelo planejamento de ordens de manutenção. O propósito é aplicar o Pensamento Enxuto, mais especificamente, o Lean Office ou Escritório Enxuto. Foi realizado uma análise do fluxo de atividades e o levantamento de dados do estado atual do setor em estudo, utilizando o Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV). Os indicadores apresentados para alcançar o desempenho final foram o Tempo de Planejamento por Planejador e o Tempo de Planejamento Geral. Após identificar os desperdícios e propor melhorias relacionadas com as atividades envolvidas, foi possível apresentar um mapa para uma situação futura, considerando as intervenções propostas em um plano de ação. Implementadas as melhorias e analisando os resultados obtidos, o estudo conclui que a adoção do Lean Office trouxe avanços significativos para este setor administrativo, possibilitando a redução de 50% no lead time total e o aumento de 87% de ordens de manutenção planejadas durante o período de pesquisa. Porém, cabe destacar, que para manter e ampliar estes resultados alcançados é necessário o esforço de manutenção do proposto e a divulgação dos conceitos e princípios enxutos visando o processo contínuo de melhorias.