Do literário ao paradidático: textos para crianças em meio a crises ambientais

Tania Mariza Kuchenbecker Rösing, Mayara Corrêa Tavares

Resumo


A literatura infantil tem sido conhecida e valorizada não apenas como a arte das palavras, mas como material de leitura disponibilizado ao público infantil pelo mercado editorial em diferentes formatos: literatura literária para crianças e literatura para crianças, esta na forma de textos paradidáticos e informativos. Temas importantes como questões/crises ambientais são discutidos não apenas em livros isolados, coleções, séries, mas também veiculados em blogs, sites, portais. Faz-se necessário avaliar não apenas as diferenças entre os textos referidos, mas analisar a dimensão do conteúdo abordado e a qualidade da linguagem empregada em sua veiculação. Para tanto, a literariedade assume destaque na seleção de obras para crianças. Pais, professores, bibliotecários precisam circular entre textos apresentados em distintos suportes para que dimensionem a qualidade das materialidades disponibilizadas para a leitura esses leitores em construção. O perfil do leitor que se deseja construir depende não apenas das escolhas da família, da escola, mas do próprio leito. Também o mercado editorial estimula esse leitor a ampliar suas práticas de leitura ou constrangê-lo, afastando-o do universo da leitura. As lendas brasileiras, só para citar um exemplo, apresentam conteúdo variado e rico para que o leitor entenda fenômenos naturais cuja existência só pode ser explicada no âmbito da fantasia.

Palavras-chave:Leitura literária; livros infantis e paradidáticos; literatura e meio ambiente


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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-19-39-2578

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