Qualidade da formação de professores a partir da iniciação à docência: um olhar sobre o Pibid e a avaliação do Ensino Superior

Elí Terezinha Henn Fabris, Sabrine Borges de Mello Hetti Bahia, Antônia Regina Gomes Neves

Resumo


Este estudo tem como objeto de estudo a formação de professores, a partir da atuação de licenciandos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- Pibid/Capes, tendo por objetivo compreender de que forma as práticas desenvolvidas no Pibid qualificam a formação do pibidiano, na articulação entre universidade e escola. Percebe-se que os licenciandos que têm a oportunidade de vivenciar a relação universidade/escola por meio do Pibid conseguem conhecer melhor o contexto escolar, analisando e problematizando as práticas pedagógicas, aspectos que qualificam a formação docente, desde que assumidos a partir de uma concepção de qualidade que se distancia do foco apenas nos resultados.

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DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-20-42-3640

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