Licenciatura em computação: espaço de formação de intelectuais orgânicos vinculados a classe que vive do trabalho?

Gabriel da Silva Barros, Luciane Albernaz de Araujo Freitas, André Luis Castro de Freitas

Resumo


Tendo como pano de fundo uma pesquisa que objetivou problematizar acerca do papel que o curso de Licenciatura em Computação, de uma instituição superior pública, desempenha como espaço que favorece aos licenciandos constituírem-se como intelectuais orgânicos vinculados a classe que vive do trabalho, o artigo proposto, apresenta um recorte abordando três categorias, a saber: Saberes Específicos e Saberes Pedagógicos; Transmissão de Conhecimento e Construção de Conhecimento e, ainda, Sujeição e Emancipação. A pesquisa desvela o significativo papel que a licenciatura em questão vem desempenhando como espaço para que os licenciados percebam a dimensão ético-política do trabalho docente vinculando-se organicamente a classe que vive do trabalho.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.53-20

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.