O ensino de língua na escola: estudos das práticas de ensino com gêneros textuais nas aulas de francês do Ensino Fundamental
Resumo
A pesquisa desenvolvida teve como objetivo central analisar qualitativamente as práticas de ensino de língua na educação básica numa perspectiva enunciativa, com ênfase na língua francesa. No seu referencial teórico, destaca-se a concepção de linguagem como forma de interação social e histórica (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2002). O estudo ancora-se também na Teoria dos Gêneros do Discurso de Bakhtin (2003), para a qual os gêneros são tipos relativamente estáveis de enunciados que possuem características típicas (no que concerne ao conteúdo, à composição e ao estilo) orientadas pelos seus propósitos de usos. No seu quadro teórico, ainda há referências sobre o trabalho pedagógico com os gêneros textuais como objeto de ensino de língua, pautadas nas pesquisas da escola de Genebra, representada por estudiosos como Dolz & Schneuwly (2010). Metodologicamente, no Colégio de Aplicação da UFPE, observaram 20 horas-aula de língua francesa numa turma de 15 estudantes do 9º ano do ensino fundamental, de abril e junho do ano letivo 2019. O corpus foi composto da observação de aulas, registradas em um diário de campo e também da resposta escrita do docente observado ao questionário que aborda a visão desse sobre o ensino de língua francesa. À luz da teoria de base, realizou-se a análise dos dados, tendo o resultado apontado que: a concepção de língua como interação social esteve ressaltada no discurso e na prática docente; a exploração dos gêneros do discurso em contextos sociais de uso foi realizada de forma subjacente, - o debate, a conversação, a notícia jornalística, o filme -, foram enunciados explorados cuja função sociodiscursiva da língua esteve latente e a receptividade dos estudantes realçada; a abordagem de uma Sequência Didática que evidencie o gênero como objeto de ensino de leitura, produção, análise textual não se demonstrou sistematizada no planejamento como alvo prioritário, tendo os estudos gramaticais como centrais nas abordagens didáticas. A pesquisa contribuiu para repensar as práticas de ensino-aprendizagem de língua numa perspectiva que valoriza o seu funcionamento sociodiscursivo.
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PDFDOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.53-3
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