Polifonia e intertextualidade: recursos linguísticos a serviço da redação nota mil do ENEM 2018

Ana Paula Regner, Célia Helena de Peregrini Della Méa, Rosana Meneghel

Resumo


RESUMO: Este artigo tem por objetivo averiguar vozes textuais e discursivas presentes em redação nota mil do ENEM por intermédio dos conceitos de intertextualidade e polifonia, a fim de esclarecer como esses fenômenos se manifestam em textos dissertativo-argumentativos. Nessa perspectiva, a base teórica revisada fornecerá detalhamento do processo de produção textual e alguns elementos como a coerência e a coesão. Como procedimento de análise, foi analisada uma redação com nota máxima (mil) do ano de 2018, de modo a se observar como as diversas vozes foram inseridas no texto pelo autor e quais os efeitos de sentido que produziram. Também foi destacada a forma como a intertextualidade e a polifonia, juntamente com uma estrutura textual coerente e coesa, corroboram para o processo de argumentação que é o objetivo principal do texto dissertativo-argumentativo. Os resultados dessa pesquisa contribuem de modo geral para reflexão sobre o processo de escrita de uma redação do ENEM, de forma que esse gênero atenda aos quesitos dessa modalidade textual e o escritor se torne consciente dos usos de vozes textuais e discursivas no processo de escrita.


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DOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.53-4

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