Cidadania e neoliberalismo: o capital importa nas políticas públicas de educação?

Cristian Andrei Tisatto, Juliane Santana Bento

Resumo


Nas últimas décadas, a educação pública brasileira vem gerando debates, especialmente após a expansão dos sistemas de avaliação em larga escala, os quais, de certo modo, impactam na opinião pública e nos espaços de gestão da educação. A partir de dados estatísticos, de indicadores que mensuram a qualidade da educação, movimentos reformistas surgem com intensidade nas Políticas de Educação, propondo reformas. Além disso, o sistema econômico e com interesses mercantis visa a educação como uma oportunidade de formação para a renda e o trabalho. O neoliberalismo, enquanto doutrina, ganha espaço nas políticas de resultados e busca seu espaço no mercado educacional, tanto que os três Es (economia, eficiência e eficácia) passam a ocupar páginas de livros dedicados a gestores e profissionais da educação. O presente artigo busca discutir as diferentes faces com que o neoliberalismo se apresenta, intervém e transforma a educação pública brasileira, com base em pesquisa bibliográfica, ancorando-se em autores como Christian Lavall e Pierre Dardot para uma análise breve sobre a questão posta.

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DOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.53-17

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