“Dentes brancos”: do início do século XX aos dias atuais, estratégias no branqueamento dos brasileiros

Regina Maria Sanseverino, Nadia Geisa Souza

Resumo


O cuidado bucal, atualmente, no Brasil, apresenta-se de forma ambígua, por um lado temos o adoecimento por cárie dentária da população e a soma de 40 milhões de desdentados e por outro lado, um cuidado oral estético que articula saúde/beleza. Os discursos sobre o cuidado com a saúde bucal produzem subjetividades vinculadas a estética e ao bem-estar. Nos interessa discutir o papel dos meios de comunicação na produção e dispersão desses discursos vinculados à produção de práticas imbricadas ao cuidado, à saúde e às noções de beleza. Para tanto, este artigo apresenta dois movimentos: no primeiro, olhamos para o passado das propagandas de dentifrícios e dos cuidados com a saúde bucal, a partir da Cartilha de Hygiene (1936) e da revista A Cigarra (1945); no segundo, examinamos um comercial televisivo de um kit de higiene bucal (2013). Desde o início do século XX, as verdades, que regem os cuidados com os dentes, especialmente o “clareamento”, direcionadas às crianças e às mulheres integram o processo de branqueamento estético e homogeneização do corpo dos brasileiros.


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DOI: https://doi.org/10.29327/227811.23.53-16

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