LIÇÕES E PEDAGOGIAS CULTURAIS NO YOUTUBE EDUCANDO OS/AS JOVENS CONTEMPORÂNEOS

Lucas da Silva Martinez, Marta Cristina Cezar Pozzobon, Sueli Salva

Resumo


Neste artigo, que objetiva problematizar o YouTube como um local pedagógico da contemporaneidade, a partir de suas lições endereçadas aos/às jovens, mostramos algumas operações das pedagogias culturais na plataforma de vídeos online. A abordagem metodológica do estudo consiste em uma análise cultural, tendo como base a “etnografia de tela”, o olhar etnográfico e a noção de discurso foucaultiana como ferramenta analítica. A materialidade da pesquisa consiste em 25 vídeos do gênero vlog, de youtubers brasileiros, considerados populares e relevantes na plataforma. Duas lições se consolidaram ao longo da análise do material: ser jovem (e aprender a comportar-se como jovem) e ser consumidor (aprender a desejar e consumir como jovem).


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.64.11

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.