ESTÉTICAS DA PROFESSORALIDADE: UMA ANÁLISE DOS DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS DE GÊNERO E A PRODUÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR

Ana Paula Rufino dos Santos

Resumo


O presente artigo investe em uma análise de discurso sobre a construção de uma estética da professoralidade. A partir da analítica arqueológica de Michel Foucault, procura colocar em suspenso um conjunto de práticas discursivas que revelam um regime de verdade sobre o sujeito professor produzido historicamente. Organizado em duas seções: o sujeito professor e o discurso civilizador e o sujeito professor no discurso pósmoderno, este diálogo, busca compreender como essa rede discursiva entra em disputa pela significação do sujeito professor. Analisar a produção de discursos sobre o sujeito professor possibilitou refletir como as práticas discursivas são capazes de configurar uma espécie de “devir professor universal”, e mapear os regimes discursivos nos quais, certas normatividades que estruturam modos de ver e fazer ver este sujeito.


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DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.64.06

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