Historical and social analysis of the Pedagogist’s fields of action: from the Regulation in 1939 to the CNE/CP Resolution n. 1/2006

Wallace Pereira Sant Ana, Umberto Andrade Pinto

Resumo


O artigo tem como objetivo apresentar os aspectos histórico-sociais do curso de Pedagogia no Brasil e as interfaces identitárias que legitimaram os campos de atuação do pedagogo. Realizou-se uma revisão bibliográfica e uma análise documental em leis, decretos, pareceres e diretrizes, apresentando uma discussão teórico-investigativa dos aspectos históricos e legais que embasaram a busca de uma identidade para o curso de Pedagogia no Brasil e dos campos de atuação profissional dos pedagogos. A partir dos estudos realizados, percebeu-se que a Pedagogia é uma teoria educacional que compreende a atuação pedagógica nos diversos contextos da formação humana e do trabalho. E no decorrer de sua trajetória histórica enquanto curso de formação, a identidade do pedagogo foi sendo ressignificada e repensada. Isso nos levou a perceber que esse profissional não atua apenas na docência, mas também em atividades não docentes como as de apoio escolar, de mediação pedagógica, nas funções de orientação, coordenação, supervisão e inspeção às atividades escolares e não escolares, bem como na pesquisa científica em educação.

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DOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2024.26.65.16

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