TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS DE PEDAGOGOS EM INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES
Resumo
O artigo parte da seguinte problemática: quais as concepções políticas e teóricas que embasam o fazer educativo dos pedagogos que atuam com educação em instituições não escolares? Para responder ao problema da pesquisa e identificar o posicionamento teórico de uma amostragem de profissionais, utilizou-se a técnica Snowball (Bola de neve). A pesquisa segue a perspectiva histórico-crítica; é bibliográfica, documental e mediada pelo emprego de questionário eletrônico. A análise consiste nas concepções de educação apresentadas na obra Escola e democracia, do professor Dermeval Saviani. Como resultado, tem-se que as teorias que embasam o trabalho do pedagogo não escolar é diversa e diferenciada, assim como os espaços que eles podem ocupar, e que, independentemente do ambiente, carecem de bases teóricas críticas quanto às finalidades da educação.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.4322/2358-0801.2023.25.64.22
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.