Quando a escolha do tema em atividades de modelagem matemática provém do professor: o que está em jogo?
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as decisões, razões, interesses e regras que permeiam a escolha do tema em atividades de modelagem matemática desenvolvida por três professores da educação básica que participaram de um curso de formação continuada. O método do estudo é o qualitativo e os dados foram produzidos por meio de observações, entrevistas e documentos. Os resultados indicam que a decisão do professor sobre um tema aponta que há um maior controle dele nessa seleção e dependendo da razão, nesse caso, do objetivo pedagógico do professor, há um direcionamento e um movimento de regras que regulam a prática pedagógica. Além disso, os professores justificaram a escolha do tema a partir da realidade que cerca aqueles estudantes, sejam elas realidades mundiais ou locais de uma dada comunidade escolar, as quais estão interligadas com o que os professores acreditam ser do interesse dos estudantes. Os dados foram analisados a partir de uma reflexão dialética entre os dados e a teoria sociológica de Basil Bernstein.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Lilian Aragão da Silva, Andréia Maria Pereira de Oliveira

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.