Quando a escolha do tema em atividades de modelagem matemática provém do professor: o que está em jogo?

Lilian Aragão da Silva, Andréia Maria Pereira de Oliveira

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar as decisões, razões, interesses e regras que permeiam a escolha do tema em atividades de modelagem matemática desenvolvida por três professores da educação básica que participaram de um curso de formação continuada. O método do estudo é o qualitativo e os dados foram produzidos por meio de observações, entrevistas e documentos. Os resultados indicam que a decisão do professor sobre um tema aponta que há um maior controle dele nessa seleção e dependendo da razão, nesse caso, do objetivo pedagógico do professor, há um direcionamento e um movimento de regras que regulam a prática pedagógica. Além disso, os professores justificaram a escolha do tema a partir da realidade que cerca aqueles estudantes, sejam elas realidades mundiais ou locais de uma dada comunidade escolar, as quais estão interligadas com o que os professores acreditam ser do interesse dos estudantes. Os dados foram analisados a partir de uma reflexão dialética entre os dados e a teoria sociológica de Basil Bernstein.

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