O uso de analogias no ensino do equilíbrio químico / Theaching chemical equilibrium using analogies
Resumo
Este trabalho se propõe a investigar o papel do uso de analogias no ensino de tópicos deEquilíbrio Químico no Ensino Médio. Buscando evitar o reforço de concepções alternativas, este usodeve ser sistemático e consciente. Assim, usamos uma metodologia consagrada na literatura, ométodo TWA (teaching with analogies). Este estudo foi aplicado em quatro turmas pertencentes aduas escolas: uma escola técnica profissionalizante e uma escola de ensino médio regular. Em cadaescola, foi escolhida uma turma onde foi aplicada uma apostila seguindo a metodologia TWA e umaturma controle, com uma apostila elaborada sem o uso de analogias. Foram aplicados questionáriospra avaliação dos perfis das turmas, bem como pré-testes e pós-testes a todas as turmas, com ointuito de determinar a evolução conceitual e investigar o papel do uso de analogias nesta evolução.Os resultados mostraram que, embora a evolução, em ambas as escolas, seja maior nas turmas queusaram a metodologia de ensino com o uso de analogias, a diferença é significativamente maior naescola de ensino profissionalizante.
This work aims to investigate the role of teaching using analogies in the study of ChemicalEquilibrium. This method must be applied in a systematic way, in order to avoid the development ofmisconceptions, therefore, we choose the method TWA (teaching with analogies). This work wasapplied in four classes, belonging to a technical school and to a regular school. In each school, agroup was chosen where the TWA method was applied and a group was chosen as a control.Evaluation of the profiles of the groups was done by questionnaires, as well as pre-tests and posttests,in order to determine the conceptual evolution and to investigate the role of the use of analogiesin this evolution. Results had shown a bigger evolution in the classes with the TWA method, in both theschools, but the difference is significantly bigger in the technical school.
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Conceito A2 na Capes(2021)
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eISSN: 2178-7727
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