Identificação de concepções de alunos de ensino médio sobre calor e temperatura / Identification of conceptions of high school students about heat and temperature
Resumo
Neste texto é relatada uma pesquisa realizada com alunos de Física do ensino médio, com oobjetivo de identificar suas concepções sobre calor e temperatura. A idéia que originou o trabalhoproveio das dificuldades de alunos de Engenharia Química, ao utilizar tais conceitos no estudo deCálculo Diferencial e Integral. Considera-se que é necessário investigar as concepções dos alunospara poder construir estratégias de ação em sala de aula que os auxiliem a superar dificuldades deentendimento. A análise de conteúdo das respostas dos 167 participantes aos questionamentosfeitos pelas pesquisadoras permitiu a emergência de categorias, apresentadas juntamente com suainterpretação e o diálogo com os teóricos que embasaram a investigação.
This research was carried out with the purpose of identifying conceptions of high school physicsstudents about heat and temperature. The idea to develop the work was originated by the difficultiesof chemistry engineering students, when studying Integral and Differential Calculus. We consider thatit is necessary to investigate students conceptions in order to build classroom teaching activities thatcan help them to overcome learning difficulties. Content analysis of the answers of the 167 studentsresults in the distinctions of categories. We present them together with the foundations and theinterpretation of this research.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Margarete J. V. C. Hülsendeger, Denise Kriedte da Costa, Helena Noronha Cury
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.