Ferramenta é instrumento, ambiente é cenário. E os fóruns on-line de discussão? Recortes de reflexão sobre o estudo da física em ambientes não-formais de educação / Tool is instrument, environment is scene: how about the on-line discussion forum? Some

José Antônio Futterleib, Renato Pires dos Santos

Resumo


Esta pesquisa pretendeu, através da análise do Fórum de Discussão como ferramenta deaprendizagem, contribuir para um melhor entendimento da Educação Não-Formal assistida porcomputador. A intenção foi examinar características, recursos e, nos limites da abordagem pretendida,apontar deficiências dos Fóruns de Discussão, sempre com foco na identificação de possíveismedidas ou atitudes que pudessem corroborar à melhoria dos resultados de seu uso no âmbito doprocesso de aprendizagem. Para cumprir tais propósitos, foram selecionados sites da Internet dedicadosao estudo da Física que utilizam o Fórum de Discussão como ferramenta de comunicação einteração, todos eles com características, recursos e participação que julgamos representativos.Uma análise conectada aos preceitos teóricos antes expendidos permitiu a identificação de possíveisqualidades, bem como daquilo que percebemos como deficiências. Ousamos ainda sugerir,sempre que possível, atitudes concretas que, segundo a nossa percepção, pudessem vir a contribuircom o funcionamento e a produtividade do fórum de discussões voltado à aprendizagem.

This research intended to contribute to a better understanding of Computer Assisted Non-Formal Educationby Discussions Forums analysis as learning tools. Characteristics and resources were examined and, accordingto the intended approach, Discussions Forums shortcomings were pointed with the focus, always, in therecognition of possibly meanings and attitudes that would lead to better results in learning processes. For thesepurposes, Internet Sites dedicated to Physics study which provided Discussion Forum as communications andinteractions tool were selected, all of them with representatives characteristics, resources and participation in ourunderstanding. An analysis connected with the theoretical precepts that had been studied earlier allowed toidentify feasible qualities and shortcomings. Real attitudes were suggested, when possible, that, by our perception,could contribute with the performance of the Discussions Forums in the learning process.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 José Antônio Futterleib, Renato Pires dos Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.