A Ilustração Científica como uma Ferramenta Didática no Ensino de Botânica
Resumo
O ensino das Ciências Biológicas passa por uma série de conteúdos, muitas vezes complexos, pela sua relação com disciplinas como Física, Química, Matemática. Nesse sentido, em recente experiência sobre observações de aprendizado de conteúdos de Botânica, no Ensino Médio, foi observada uma dificuldade envolvendo o binômio ensino / aprendizagem. O presente trabalho teve por objetivo criar uma consciência sobre as plantas, sobre sua diversidade e importância delas no equilíbrio ecológico com os animais por meio da observação das mesmas, da realização de ilustrações e de questionários. Foram abordados, também, aspectos de aprendizagem da anatomia e fisiologia vegetal, bem como a relação destas para com o homem. A obtenção da visão científica e artística sobre as plantas, o entendimento destas como organismos vivos e a aplicação da atividade da ilustração biológica, também foram temáticas trabalhadas. As questões de pesquisa foram: “é possível aprender por meio da observação e da ilustração de um objeto?”; “a aproximação com a as plantas desperta o interesse do aluno e amplia o processo de aprendizagem consequente?” As respostas destas questões obtidas foram analisados a partir dos critérios previamente estabelecidos. Após análise dos resultados pode-se observar a necessidade do uso de estratégias didáticas diferenciadas no ensino de botânica. Salienta-se a importância da busca por novas formas de ensinar e aprender conceitos em botânica, nas quais a ilustração pode ser utilizada como uma ferramenta pedagógica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Elisa Machado Milach, Maria Cristina Louzada, Ruhena Kelber Abrão, José Eduardo Figueiredo Dornelles
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.