Obstáculos Epistemológicos e Sementes Conceituais para a Aprendizagem sobre Adaptação: uma interpretação epistemológica e sociocultural dos desafios no ensino de evolução

Cláudia Sepúlveda, Charbel H. El-Hani

Resumo


Propomos uma interpretação das dificuldades na aprendizagem sobre adaptação, como conceito central no pensamento evolutivo darwinista, desde uma abordagem sociocultural da aprendizagem informada pela filosofia da biologia, mais especificamente, a partir de resultados de um estudo sobre um perfil conceitual de adaptação. São identificados obstáculos epistemológicos à compreensão do conceito darwinista de adaptação que precisam ser negociados e compromissos epistemológicos e ontológicos que podem tornar-se sementes conceituais para a gênese da explicação darwinista da diversidade orgânica. Como um dos resultados desta análise, é proposta uma ferramenta para modelar o modo darwinista de falar sobre adaptação, construída com base na noção de padrão temático de Lemke e na análise da estrutura da explicação selecional por Caponi.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Cláudia Sepúlveda, Charbel H. El-Hani

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.